Fale no Whats! (66)  9 9663-5005

monitoramento em tempo real 24horas

Soja – Novos números indicam que quebra da safra de soja é iminente

Seca e altas temperaturas, sobretudo no Brasil Central, devido ao El Niño, comprometem potencial produtivo das lavouras da oleaginosa.


A cada dia a divulgação de novos números endereça que, de fato, a quebra da safra de soja 2023/24 será significativa, sobretudo no Brasil Central. O fenômeno climático El Niño, que registrou forte intensidade neste ciclo, provocou altas temperaturas e períodos de seca, prejudicando o potencial produtivo das lavouras da oleaginosa.


Em Mato Grosso, por exemplo, o Instituto Mato‐grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou para baixo a projeção de produtividade para 53,99 sacas por hectare, queda de 7,42% no comparativo mensal e 13,99% em relação ao ciclo passado. Segundo o instituto, com o ajuste no rendimento, a produção aguardada para o estado ficou estimada em 39,00 milhões de toneladas, redução de 13,93% em relação à temporada anterior. “A produtividade da soja no Mato Grosso é a pior em 15 anos”, destaca relatório da EarthDaily Agro, empresa de sensoriamento remoto com uso de imagens de satélites.
De acordo com a empresa, os quatro principais estados produtores de soja têm previsão de quebra de safra em razão da estiagem. Ao observar a tendência dos últimos 15 anos, a Earth projeta redução na produtividade da soja no Mato Grosso, em Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. A empresa estima a safra brasileira de soja em 149,2 milhões de toneladas.

Compartilhe

× Como posso te ajudar?